USD/CAD: A consolidação da calmaria antes da tempestade?
O USD/CAD vem se consolidando desde o final da última sexta-feira. Os principais níveis incluem 1,346 e 1,345 para o limite superior e 1,341 e 1,340 para o limite inferior. O mercado parece estar no meio da tempestade que pode ser desencadeada após a decisão sobre a taxa de juros do Banco do Canadá (BoC) na quarta-feira.
Em janeiro, o BoC fez história ao ser o primeiro grande banco central global a interromper seu ciclo de aumento de taxas e manteve as taxas inalteradas em suas duas últimas reuniões de política. Entretanto, o desempenho inesperadamente robusto da economia desde então colocou o banco em uma posição desafiadora e testará sua determinação em manter uma postura neutra.
Depois de cair de seu pico de 8,1% em 2022, a inflação no Canadá experimentou inesperadamente seu primeiro aumento em 10 meses, subindo de 4,3% em março para 4,4% em abril. O aumento está sendo atribuído à recente recuperação do mercado imobiliário do Canadá.
O consenso atual do mercado é de aproximadamente 40% a 45% de chance de um aumento de 25 pontos-base na taxa de juros na quarta-feira. De acordo com alguns, isso está subestimando a possibilidade de um aumento da taxa. Isso significa que os limites inferiores da atual banda de consolidação poderiam ser facilmente testados (e rompidos) antes da decisão sobre a taxa de juros.
Do outro lado da negociação, o dólar norte-americano enfrentou obstáculos, pois foi revelado que o setor de serviços dos EUA teve um crescimento mínimo em maio, principalmente devido a uma desaceleração no volume de novos pedidos. Essa notícia pôs fim ao aumento inicial do dólar, que foi desencadeado pelo crescimento incrivelmente robusto do número de empregos.