ReutersReuters

Organização sem fins lucrativos dos EUA gastará 250 milhões de dólares em caminhões elétricos para alugar em portos da Califórnia

A organização sem fins lucrativos norte-americana Climate United anunciou na terça-feira um plano para gastar até 250 milhões de dólares para comprar até 500 caminhões elétricos ao longo de três anos, no que chamou de o maior pedido único desses caminhões de emissão zero no país até agora.

A Climate United pretende então alugar esses veículos a preços atrativos para caminhoneiros que transportam contêineres de e para os portos marítimos da Califórnia, onde cerca de 33.000 caminhões de transporte devem ter zero emissões de escapamento até 2035.

O programa poderia dar um empurrão muito necessário à adoção de caminhões elétricos pesados que agora respondem por menos de 1% da frota total de caminhões dos EUA. Esses veículos podem custar até três vezes mais do que as versões tradicionais a diesel, que são uma grande fonte de gases de efeito estufa que aquecem o planeta.

"Os altos custos iniciais dificultam a transição de proprietários-operadores independentes e pequenas frotas para veículos totalmente elétricos", disse Beth Bafford, presidente-executivo da Climate United.

A organização sem fins lucrativos sediada em Maryland disse que planeja fazer os pedidos iniciais no primeiro trimestre de 2025 e que está priorizando caminhões classe 8 montados nos Estados Unidos com peças fabricadas no país.

Caminhões de fabricantes como a Volvo Trucks North America (link) VOLV_A, BYD 002594 e Kenworth PCAR já estão transportando cargas pelos portos da Califórnia, incluindo o complexo portuário mais movimentado do país em Los Angeles e Long Beach.

O programa da Climate United é financiado por uma doação de US$ 6,97 bilhões do National Clean Investment Fund, parte do Fundo de Redução de Gases de Efeito Estufa criado pela Lei de Redução da Inflação do presidente Joe Biden. (link)

A Climate United também está em parceria com o Forum Mobility (link), que está construindo depósitos de carregamento em portos da Califórnia e ao longo de rotas de carga comuns.

"Por muito tempo, essa tem sido a história do ovo e da galinha. Você não pode ter os caminhões antes de ter o carregamento, e você não pode ter o carregamento antes de ter os caminhões", disse Jacqueline Torres, vice-presidente da Forum Mobility.

"Este programa reúne ambos."

이 뉴스를 읽으려면 로그인하거나 평생 무료 계정을 만드십시오

Reuters 의 더 많은 뉴스

뉴스 더보기