ReutersReuters

Dólar forte afeta moedas latino-americanas após declarações de Powell

A maioria das moedas latino-americanas devolveu ganhos iniciais nesta quarta-feira, com o dólar se fortalecendo após declarações "hawkish" de membros do Federal Reserve, enquanto o rublo da Rússia reduzia os ganhos depois de o Ministério das Finanças tentar conter a alta da moeda.

O peso do México USDMXN tinha estabilidade, enquanto algumas outras moedas regionais caíam entre 0,1% e 0,7% e o real (BRBY) subia cerca de 0,6%.

O chair do Fed, Jerome Powell, manteve a postura agressiva com a inflação do banco central norte-americano. Isso depois de a comentários "hawkish" de membros do Fed pressionando por aumentos maiores e mais rápidos dos juros, o que diminuia o apetite por risco e elevava o dólar.

"Mercados emergentes e commodities podem ficar sob pressão se o dólar continuar saltando", disse Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.

"Muitas nações emergentes tomam empréstimos em dólares, e a fraqueza de sua moeda em relação à norte-americana torna mais caro pagar os cupons e, eventualmente, pagar os empréstimos originais."

Temores de que um aperto monetário agressivo leve as economias à recessão tomou conta dos mercados este ano. O índice MSCI de ações de mercados emergentes EEFS está a caminho de sua maior queda trimestral desde as perdas causadas pelo coronavírus no primeiro trimestre de 2020 e seu pior primeiro semestre desde pelo menos 2008.

As moedas de mercados emergentes (.MIEM0000CUS) estão a caminho de seu desempenho mais fraco no primeiro semestre desde 2020.

O rublo da Rússia USDRUB_SPT, (RUBUTSTN=MCX) reduziu alguns ganhos depois que atingiu 50 por dólar, depois de o ministro das Finanças do país sinalizar possíveis intervenções para aliviar a pressão de alta sobre a moeda. O país pode começar a comprar moedas de países "amigáveis" e usar essas carteiras para tentar influenciar a taxa de câmbio do dólar e do euro.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2984))

이 뉴스를 읽으려면 로그인하거나 평생 무료 계정을 만드십시오