Observe a semelhança entre esses dois gráficos, eles são movimentos do mesmo ativo, porém um já aconteceu.
Em 2008 observamos a quebra de uma estrutura ampla de canal estreito de alta, após ocorrer o rompimento, os preços não fizeram um pullback na linha de tendência de alta (LTA) rompida, eles buscaram uma correções em zonas Fibonacci e iniciaram o processo de zig-zag descendente.
Aparentemente estamos repetindo esse padrão, ainda não podemos afirmar que vamos ter uma movimentação tão abrupta dos preços, mas observamos uma semelhança muito grande entre esses dois movimentos.
Observe que assim como em 2008 os fundamentos seguem os mesmos, assim como antes hoje estamos vendo um grande aumento dos preços devido à inflação, dificuldade com a cadeia de suprimentos e escalada de preços da matriz energética.
Analistas apontam como alvo o preço do petróleo próximo a U$200.
E isso é péssimo, pois com a grande escalada de preços dos produtos e a economia sofrendo para manter a sua aderência, vejo que a famosa recessão pode acontecer em consequência da busca pelo controle da inflação, com aperto monetário e escalada ainda maior da taxa de juros.
Petróleo em 2008 e 2022
Não quero ser o cavaleiro do apocalipse, apenas estou expondo aos amigos que o contexto gráfico e também macro estão muito semelhantes.
_________________________________ Espero conseguir contribuir na leitura dos amigos e caso tenha alguma sugestão deixe aqui em baixo nos comentários, estamos aqui para aprender sempre. Não sou o dono da verdade, esse é apenas um conteúdo com base no meu racional.
🔹Caso queira falar comigo, mande uma mensagem inbox, ou clique no rodapé desse post!
🔴Disclamer: Os comentários acima refletem única e exclusivamente minha opinião, isso não é recomendação de compra ou venda. Apenas uma série de estudos publicados, para que junto com a comunidade possamos discutir sobre táticas e técnicas operacionais.
노트
Zonas de preço com maior probabilidade, para o final da correção marcadas no gráfico.