Eu entendo sua situação e sei que tem muita gente desesperada nesse momento. Não é hora para desistir, o melhor é esfriar a cabeça e pensar numa solução.
A resposta a essa pergunta além de complexa difere muito por vários fatores. Você iria precisar do dinheiro para algo ? Em relação a sua renda, a proporção é grande ? Esse é o único dinheiro que você tem para investir ou terá mais ?
Situações excepcionais requerem soluções excepcionais. Vou dar um exemplo, meio maluco, para que possa entender uma possibilidade de alguém que passa por isso: Vamos dizer que Toninho tem cinquenta mil reais investido em ações. Elas caíram muito e o sujeito tá preocupado.
Só que Toninho conseguiu vender um terreno e tem mais cinquenta mil reais para investir. Dessa vez ele tomou juízo, e assinou a Revista Grafistas. Monitorando o mercado como faço todos os dias, descobri que os papéis atingiram o último alvo de fibonacci e já se encontram na bacia das almas.
Toninho pega os cinquenta mil reais e compra as mesmas ações. Consequentemente, o preço médio dele caiu muito e ele irá começar a ter lucro quando o preço das ações estiverem em patamares inferiores dos quais ele havia comprado.
Somado a isso, as ações que ele comprou pagam dividendos e ele poderá comprar mais barato com o lucro das Empresas que comprou. Essa solução agradou Toninho porque ele não iria precisar do dinheiro que colocou na bolsa.
O exemplo acima não é uma boa solução para muita gente. Mas, pode ser para quem se encontra na mesma situação de Toninho. Os investidores mais expertes e com grana, fazem balanceamento da carteira comprando opções. Isso exige conhecimento profundo de derivativos.
Se você precisará do dinheiro pode não ser bom esperar para vender porque pode cair muito. Você precisa se dar conta que foi um erro colocar na bolsa um dinheiro que iria precisar.
Não espere uma solução que vá te agradar. Resolva seu problema olhando para sua realidade. Não existe fórmula mágica e nem solução universal. Coloque na balanças as opções e decida o quanto antes.