O Bitcoin pede passagem em 2018 (e que começo de ano pra moeda, aliás...) Nessa postagem pretendemos acompanhar os movimentos tanto em termos de tempos gráficos menores como levando em conta posições mais longas. Sobre o valor atual, ainda seríamos prematuros em afirmar que houve de fato uma reversão da correção *esperada* mas há aspectos que nos fazem acreditar fortemente nisso. BORA VER:
Vamos pegar três tempos gráficos e notar pontos técnicos interessantes: Em H1 vemos um O.C.O Invertido querendo se desenvolver. Em tendências de queda essa é uma das figuras que mais gostaríamos de ver.
Em H4 uma dupla de engolfos de alta. Se um só já é motivo pra apertarmos o BUY BUTTON, imaginem dois.. pois bem, continuando;
Agora no Diário...onde temos uma visão mais ampla do movimento. Entendemos que a perna que levou o valor aos quase US20.000 formou um "mastro", cuja bandeira vem se delineando, inclusive atingindo o vale dos ±US9.200 (61,8% de retração fibo) e formando um martelo de enorme sombra nos 50% de retração fibo. Com isso em mente, vamos ao ALVO: Sim, 26k de trumps. Se a região dos $9200 se mostrar mesmo como o suporte dos suportes p/ esse movimento, uma projeção 1.0 Fibo partindo dali nos leva à 26073. Mas a figura da bandeira está aí pra nos ajudar também... Se considerarmos que o mastro compreende ±$11000 (desde os ±$3000 do início aos ±$14000 do fim) e imaginarmos um rompimento dessa bandeira aproximadamente nos ±$15000 basta projetarmos esses $11000 no rompimento e... VOILA, 11000 + 15000 = 26000..
Bem, as cartas estão na mesa. Com um número imenso de baleias e FUD elas vem correspondendo bem desde o ano passado e dou meu voto de confiança nessa análise um tanto otimista. Para atingir tanto são necessários alguns rompimentos de linhas de resistência, chamadas LR01 e 02 na figura, mas creio que talez estejamos encaminhados para uma nova perna forte de subida, mesmo com a chance (remota porém plausível) de mais queda num primeiro momento.
노트
O diário se encaminha para uma formação de candlesticks muito rara, a "tri star", cuja característica é a aparição de três dojis após uma longa tendência definida, indicando (com confiabilidade moderada) uma mudança no momentum.
Mega bandeira de alta ainda em curso. Movimento se desenvolvendo dentro de um novo triângulo, o qual rompeu a linha de resistência "LR A" com chances de termos pullback no suporte verde para retomar subida com sentido à linha de resistência "LR B" e enfim chegar à região dos ±12900. Nesse nível, pela força do suporte que já foi, poderíamos ter uma consolidação com aproximação de médias p/ ganhar uma força final que romperia a "LR C" com o obejtivo de ir atrás de uma nova ATH. A partir daí os 25/26k seriam questão de tempo. Vamos ficar atentos aos suportes e resistências traçados.
노트
As notícias sobre desconfianças em relação ao Tether e à Bitfinex trouxeram mais indecisão à cotação e um cenário possível seria um reteste do fundo feito em 9200/9300, formando um double botton. Em H1 fica nítida a tendência de queda inalterada em short-term, com rompimentos negativos de canais e consolidações. Agora o preço está numa falling wedge que, nessas características, tradicionalmente rompe p/ baixo. Entretanto, uma possível fuga em direção à resistência está demarcada.
Já no semanal uma gota de esperança p/ um fundo encontrado: Reparem que o preço sempre encontra um "porto seguro" entre as médias móveis de 17 e 20 períodos.
Dessa vez será diferente? OLHO NO BTC
노트
Média Móvel 200 = Check $8800 tão falado = Check RSI próximo aos 30 no diário = Check Lua? = Loading............
노트
BTC BOUNCE BACK BITCH!
Provavelmente já ouviram a expressão em inglês "to see the big picture" que no PT-BR nada mais é que "ter uma visão ampla da situação".. pois bem, no gráfico semanal temos a resposta p/ a pergunta da semana, se "O BITCOIN MORREU?" Traçamos um garfo de Schiff modificado e uma retração de 61,8%, a qual fica exatamente nos $7650. Resultado? Bateu e subiu $800 doletas em 15 minutos. Será esse o "dip final"? Vamos acompanhar. Devidos suportes e resistências traçados.
노트
Depois de uma virada de jogo dessas, só resta traçar alvos agora. Com certeza espera-se uma correção de 50 à 61,8% da última despencada da criança, portanto ordens entre $9800 e $10300 tem boas chances de serem atingidas, evidentemente, com retrações menores no meio do percurso. RSI nos tempos D e H4 também têm muito chão morro acima, então a expectativa é boa no geral. Com esses alvos parciais alcançados poderemos deduzir se o que chamamos de "bounce" realmente dará indício de formação de pivot de alta (higher lows = fundos mais altos) ou foi apenas um "dead cat bounce" pra cair ainda mais... De qualquer forma, olho em Fibonacci até lá.
노트
Como levantamos a possibilidade o BTC realmente deu um dead cat bounce na região dos $7650, criando certa expectativa, que horas depois iria por água abaixo novamente. Fundos descendentes ditam a tendência de extrema baixa, só nos restando identificar "possíveis" suportes. Para tanto continua sendo interessante observarmos um tempo gráfico grande, semanal, dada a proporção dessa correção (a qual pra muitos é a maior vista)
Optei por uma abordagem diferente nesse garfo (canal), marcando o ponto central no pico de abril/13, com máxima em novembro do mesmo ano e mínima em jan/15. Com esses pontos travados temos uma projeção bem realista, com as linhas de fibo servindo muito bem como suportes e resistências. Vamos às observações:
01 = Nessa configuração, o preço avançou muito no canal ao fazer a perna rumo aos 19~20k, atingindo a linha 2,000 de forma que somente agora está voltando à região 1,000 (a qual já foi testada como suporte na semana de 06 de nov/17). Houve congestionamentos no preço nas regiões em verde, delimitadas por linhas Fibo, das quais estamos nos aproximando novamente agora, em vermelho.
02 = Estamos na região da EMA 50, o que não acontecia desde agosto/16. Isso poderia ajudar numa contenção momentânea.
03 = A retração fibonacci da perna destacada em azul já passou dos 61,8% de "segurança", indo rumo aos perigosos 78,6% na casa dos 4k. Um detalhe importante é a presença da EMA100, que não é tocada desde nov/15. Uma resistência prévia na região dos $4500 ~ $4800 também poderia ser acionada como suporte caso a ladeira não tenha chegado ao fim.
04 = Foi traçada uma linha imaginária no RSI, que vem sendo "tratada" como região de suporte/resistência nesse grande período que estamos estudando. Com o fechamento do candle semanal amanhã dia 07/02 vamos ter uma visualização de como ficará o preço em relação à essa linha que apelidei de "linha limite".
05 = Ainda nos apoiamos em médias móveis pra tentar determinar fundos e pontos de reversão. Como comentado, estamos na de 50 podendo atingir a de 100. Nem vou levantar a bola da EMA200 que hoje bate na casa dos assustadores $2700. Caso as médias não ajam como suportes teríamos de nos basear nas linhas desse canal.
Em síntese: Com o desenvolver do novo candle semanal vamos ter a noção de movimentação do mercado. Fato é que o momentum está pra lá de ruim. Notícias negativas, FUD, mídia oportunista criticando, etc. O que precisamos entender é que temos de nos adequar ao mercado no meio desse sangue todo, procurando sempre o melhor posicionamento. O BTC está morto pela 146°vez e sabemos que a tecnologia Blockchain veio pra ficar. A oportunidade de compra aos 5~6k que muitos sonhavam está aí e quem sabe se não veremos até abaixo disso.. Com tudo isso em mente vamos trabalhando p/ analisar essa mega correção.
액티브 트레이드
Em um momento relativamente bullish alcançamos novamente os $8500. Nossa expectativa é a concretização de um OCO invertido em H4, o que possibilitaria muito aumento à curto prazo. Interessante notar que, nessa ideia, todas as linhas de suporte e resistência que imaginamos p/ o movimento são embasadas por Fibonacci, logo nos dá uma sustentação melhor. Continuemos observando.
노트
O OCO Invertido não teve sua configuração concluída porém os bears também não venceram a última batalha. O preço entrou numa lateralização na qual podemos deduzir movimentos por Elliott. Caso o preço rompa os $9000, teríamos chance de ir até uma sub-onda V (onda I) em $9300 para em seguida vir corrigindo em ABC (onda II). Suposições baseadas nas regiões de suporte/resistência devidamente grifadas, além de Fibonacci.
노트
BTC não quis saber de correção. Saiu de uma área de consolidação rumo à novas altas no mês. Ainda seguindo puramente Elliott, Fibonacci e regiões de suporte/resistência apresento essa probabilidade de movimentação. Lembrando que a região dos $8800 seria um suporte interessante considerando que seja uma "extensão" da neckline desse OCO (partindo do ponto que ele tenha de fato concretizado rompimento. Indícios de estarmos numa onda III, em plena alta. Vamos continuar observando de perto.
노트
Pra quem está comprado há um bom indício: a formação de um padrão "three outside up" no TF diário (elipse azul). É composto por três candles, sendo o primeiro de baixa, o segundo de alta e engolfando completamente o anterior e o terceiro com preço de fechamento acima do segundo. Uma região de interesse p/ ficarmos de olho em rebuy pode ser próximo aos $9100/9300 à medida que essa região abriga as médias exp. 17 e 20 e porque foi suporte em 17/01 e resistência em 03/02.
Sendo assim, imaginamos uma onda 3 indo aos $12900 (1.618% projeção Fibo), recuando em 4 e finalizando 5 na casa dos $15100. É o que está destacado inclusive. Agora caso a onda 3 não tenha tanto momentum um outro cenário poderia ser avanço até a projeção 1,000% apenas, nos $10970, recuando em 4 e finalizando 5 em cerca de $12700.
De qualquer forma, considerando o padrão de candlestick formado que mencionamos, podemos esperar uma alta significativa ainda nos próximos dias, após breve correção.
노트
ONDA 5, AÍ VAMOS NÓS? Projeções atualizadas. Estamos posicionados considerando que a ONDA 3 [AZUL = PRINCIPAL] vem atendendo as expectativas com sub-ondas (1), (2), (3) e (4) [PRETO = INTERMEDIÁRIAS] completadas. Pivot de alta para subonda (5) ativado em 11301. Ao meu ver, estamos na segunda "região de resistência", a qual depois de superada nos faria ver $13000 antes de uma correção ABC em ONDA 4. **A princípio** o final do movimento foi alterado para $16180 como topo de ONDA 5. Mas isso é conversa pra outro post. Até lá, vamos aguardar confirmação do alvo de $13000 primeiramente.
노트
Os bears não deixaram os bulls ir muito além na ONDA 3 de forma que ela parou nos cerca de $11750. Ondas de Elliott atualizadas. Estamos numa ONDA 4 (Correção ABC) aguardando definição do fundo C, que usualmente fica entre as retrações de 38 à 50%. Expectativa de que o fundo seja encontrado na caixa de suporte azul. Outro ponto notável foi o golden cross (cruzamento de ouro) destacado, onde a EMA50 passou p/ cima da EMA200 no H4. Nessas condições, contanto que o final da ONDA 4 fique realmente no suporte mencionado, uma projeção de 1.0 tocaria os $14000, região na qual já tivemos resistência antes, conforme caixa verde. Continuamos observando.
노트
Já que a coisa está vermelha hoje, cabe a nós imaginar cenários piores. Caso os 50% não segurem o ímpeto vendedor, uma próxima de faixa de preços entre $9200 e $9400 também se candidataria p/ fazer isso. Também foi região de suporte/resistência anteriores de acordo com a caixa laranja. br.tradingview.com/x/RMTJ7mpX/.
노트
Aqui estamos p/ atualizar possível movimentação nas próximas horas. Depois de uma ONDA 1 até os 11070 (composta por sub-ondas I, II, III, IV e V), agora é necessária uma ONDA 2 de correção (ABC), aonde estaríamos numa suposta buy zone em final de A, objetivando venda em B p/ observar chance de compra em C, levando em conta indicadores, LTA, etc. Detalhe p/ a forte sub-onda III destacada no RSI, que puxou com força o preço p/ um patamar superior. Suportes e resistências prévias grifados em azul p/ maior embasamento. Vejamos o comportamento do preço.
노트
Depois de uma guinada praticamente sem pausa, a correção esperada mostra sua cara. Essas são as linhas de importância nesse momento.
노트
O BTC está rumo ao toque nos 11750/11800, ponto de toque na LTB de tempo maior em escala logarítmica. Alguns fatores nos fazem entender que ele poderá ter um recuo antes de rompê-la em definitivo: - Figura Rising Wedge em formação (canal afunilando com topos e fundos ascendentes) - Região natural de resistência entre 11750/11800, resultando em quedas imediatas quando tocada (indicado pelas setas vermelhas). - LTA de tempo maior distante, talvez exigindo um reteste natural, o qual coincidiria com uma retração de 38,2 a 50% da última perna total de subida (considerando que o topo momentâneo realmente seja por volta dos 11800).
Importante salientar que, se a LTA em vermelho de fato vier a ser tocada novamente, o comportamento do preço nela será crucial p/ projetarmos a próxima movimentação (imaginadas em linhas pontilhadas)
노트
Tá legal, fim de semana chegando, hora de relaxar um pouco. Nesse sentido compartilho minha "análise" que mais seria um padrão de repetição que *SE*, deixo bem claro, SE ocorresse, seria de proporções épicas. É simples. Há uma LTA cinza sendo respeitada (violada, porém nunca com fechamento abaixo). Sempre quando se formam LTB's (azuis), vem acontecendo a mesma coisa.. vai afunilando em relação à LTA, com três aproximações ou toques nas LTB's azuis e o quarto é LUA. A imagem tá aí. Sim estou descontraindo porém já acertamos um padrão de repetição ano passado quando o BTC atingiu os 9900 pela primeira vez. Brincadeiras e suposições à parte, é de se notar o ponto onde estamos. Ah e SE romper a LTA, a conversa muda o tom de humor. Have a nice weekend!
노트
Olá amigos, após um período ausente retomamos nossas análises nesse par. Após um breakout monstruoso da região dos 6900 o preço vem se consolidando em canal de alta (visto por alguns até mesmo como uma deriva). Se confirmarmos este momento atual como um fundo em H4, por volta dos $8000, teríamos uma divergência oculta de alta, onde o price action indica fundos mais altos enquanto o oscilador RSI determina fundos mais baixos (linhas laranjas). O interessante é que nesse tipo de divergência fica evidente a CONTINUAÇÃO da tendência no timeframe escolhido. Suportes e resistências traçados bem como LTB de longa data (linha cinza mais escura). Um toque nessa linha parece interessante, coincidindo com uma resistência conhecida nos $8600. Caso percamos o fundo nesse canal de alta, nossa estratégia se torna inválida. Vamos observar.
노트
Detalhe digno de observação: Mesmo padrão altista de candlesticks em região de suporte no H2. Continuemos acompanhando a validação dessa ideia.
노트
Cá estamos num range entre 8800 e 9000 dólares. - LTB de longa quebrada rompida na escala LOG. - Fundos ascendentes e correções "naturais" em suportes dinâmicos até agora. - Gráfico semanal com bons candles de retorno às EMA's além de um swing low semelhante à uma morning star (excelente padrão de reversão altista).
Estamos em zona de consolidação num triângulo ascendente, cujo rompimento p/ cima resultaria em uma projeção na casa dos 9430, zona de conhecida ação tanto de suportes como resistências prévias, ao passo que suportes de price action recente também estão devidamente informados. > Olho em uma divergência oculta de alta neste TF(H4). > Caso o preço não rompa com força os 9000, uma possível deriva poderia se formar também. Fiquemos atentos nas próximas horas.
노트
Boa tarde! Na análise de hoje esboçamos alguns motivos pelos quais podemos cogitar que esta mos perto do fim desta correção: - Linha inclinada de suporte (verde) - Falling Wedge bem definida - Área de retração entre 50 e 61,8% da última perna de alta que nos levou aos quase $10000. - Bull Divergence no RSI em H4.
São confluências como essas que devemos buscar em nossas operações. Quanto mais delas, maior é a confiabilidade de nossa entrada. Logicamente não são garantia de sucesso no trade mas nos dão uma excelente vantagem.
Bom fds e bons negócios!
액티브 트레이드
Preço se movendo conforme esperado. Após excelenta quebra da LTB em H4 o preço estaciona em uma região de resistência composta por retração 61,8% da última queda + EMA72. Até a zona dos ±8100 estaríamos relativamente confortáveis pois ali temos suporte tanto pela linha inclinada de longa data + Fibonacci. (além de formar fundos ascendentes caso haja relamente um bounce dali). Seguimos de olho.