Muitas vezes traders experientes, cegamentem embasam suas análises em médias móveis. Médias móveis são de fato muito importantes, eliminando ruídos, formatando tendências e por vezes nos mostrando bons suportes e resistências. Porém, as Médias Móveis nos mostram uma tendência que JÁ ACONTECEU, nunca a que está vigente no momento, essa distinção deve ficar clara para que podemos debater sobre o atual momento. As médias precisam de inputs que podem ser escolhidos por uma estratégia definida, aqui no Bloco a equipe usa as médias móveis de 100 e 200 períodos.
Atualmente as Médias Móveis não formataram tendência, e quando formatarem, ela já estará vigente pelo período selecionado (100 ou 200 períodos), podendo nos provocar a sensação de que ''estamos atrasados'', e de fato estamos.
É muito importante você saber disso.
Mas como utilizar as MA de maneira correta?
Seria petulância dizer que existe maneira correta ao utilizar indicadores técnicos, cada indicador tem uma característica única de aplicação. Em um dos planejamentos estratégicos do Bloco, costumamos utilizar MA com, padrões geométricos e price action. Desse jeito conseguimos aumentar a probabilidade de acerto nas nossas entradas.
Como temos falado em várias de nossas análises, a verdadeira importância se dá na dimensão das ordens e no gerenciamento da exposição do seu portfólio. Apesar de fazermos essa análise em BTC/BRL, costumamos utilizar stables coins (USDT e PAX) para nos expor corretamente ao risco, assim aumentando nossa eficácia em mais de 70% das operações.
Muitas pessoas podem lhe vender estratégias, e oferecer soluções mirabolantes com indicadores. De fato funciona, porém o mercado de criptomoedas costuma eliminar até os mais experientes por motivo de ganância na hora de comprar, confiando demais nos stop losses, que muitas vezes são caçados por tubarões, ou ''derrapados'' (slippage) por falta de liquidez.